Primeiros passos para quem está começando um negócio de gastronomia

Na hora de começar qualquer negócio, o gerenciamento e o planejamento são dois pontos que não podem ser deixados de lado por quem está empreendendo. Ainda mais quando se fala em um negócio de gastronomia, para começar um e ter o sucesso que todo dono de restaurante e chef esperam, é preciso dar a devida atenção aos primeiros passos.


 O que não pode faltar para montar um restaurante? 

Montar um restaurante envolve algumas etapas que, se seguidas adequadamente, podem garantir o sucesso do negócio. Mas isso não significa que serão etapas simples. Claro, terão as mais estratégicas e as menos complexas. O importante é não deixar nada para trás e iniciar com um bom plano de negócio.

Mas o que seria isso? Plano de negócios é um ponto-chave, ele garante que nada será esquecido ou deixado de lado. A partir dele, você consegue estabelecer alguns pontos, como as atividades, o propósito, os profissionais, entre outros aspectos.

Além disso, ele te ajuda a tomar decisões importantes, sendo capaz de alinhar o quanto você tem para investir e o quanto será necessário. Estimando os principais custos e o faturamento esperado inicialmente, vale lembrar a importância da escolha de um local adequado.

Isso vai depender também do público que você quer atingir, se localizar perto dele é uma das formas mais garantidas de que os seus produtos sejam consumidos. Não deixe de lado a importância dos banheiros, estoque, cozinha, balcões, iluminação e por aí vai... Diversos são os pontos de atenção, por isso estar com um bom planejamento em mãos pode ser crucial.

Além disso, a escolha de produtos que tenham tradição no mercado e alta qualidade é fundamental. Nesse momento, você pode contar com toda a linha da Cargill Food Service.

 

Como divulgar o meu restaurante?

Você já se certificou das escolhas feitas em relação aos equipamentos, equipe e local. Agora é a hora de juntar o útil ao agradável e trabalhar estrategicamente.

Levando em consideração que os consumidores estão cada vez mais exigentes e a concorrência não para de crescer, você precisa buscar formas de se destacar ao iniciar neste segmento de negócio. Trabalhando com originalidade, até mesmo o seu cardápio pode ser algo jamais visto. Ofereça de uma forma única, garantindo o seu espaço no coração do consumidor.

Ainda, é muito importante oferecer diferentes meios de pagamentos, você não quer perder o cliente por não aceitar a bandeira do cartão dele, certo?

Pensando em todos esses aspectos, fica fácil brincar com a divulgação. Agora, mais do que nunca, você deve transparecer como o seu negócio é único e oferece produtos de qualidade. Aposte nas imagens de boa qualidade e estabeleça uma identidade visual que condiz com aquilo que você quer transmitir para os seus clientes.


Vale a pena inserir delivery no meu restaurante? 

Tendo sido escolhido todos os pontos cruciais do seu negócio, pode surgir aquela dúvida: e agora? Eu trabalho com delivery ou não? Na busca por encontrar a resposta para isso pode vir à tona o medo de não ter clientes suficientes ou ter dificuldades com a gestão de entregas.

Mas se observado que os consumidores estão, cada vez mais, procurando por alternativas rápidas e que sejam oferecidas no conforto das suas casas, por que não oferecer essas soluções? Com aplicativos de delivery, você consegue unir todos os aspectos mencionados em um só lugar. Assim, é possível disponibilizar todos os meios de pagamentos e os seus produtos da melhor forma possível, e ainda, do jeito que os clientes gostam. Saiba mais sobre esse tópico no nosso artigo sobre delivery.