O que o segmento de food service pode aprender com a economia compartilhada

O que é economia compartilhada? 

A economia compartilhada é um modelo econômico construído diante das novas tendências do consumo colaborativo e das chamadas atividades compartilhadas, como troca ou locação de bens.

A economia compartilhada foca nas interações entre pessoas que podem fazer uso de bens estacionários para torná-los uma fonte de renda. Então, o que você e seu negócio têm a ver com isso?

Esse comportamento é um dos pilares da economia compartilhada: pegue o que você tem, compartilhe com os outros de alguma forma, faça disso uma solução para o problema de outra pessoa e faça disso sua fonte de renda. Sua comida, seu conhecimento, seu espaço, seu time, tudo isso é uma oportunidade. O mundo digital pode ser uma porta de entrada.


No food service

Talvez a forma mais comum de compartilhamento no mercado de food service venha do conceito de cozinha fantasma. Esses negócios, que existem apenas em aplicativos de entrega de comida, costumam trabalhar em espaços físicos compartilhados que podem acomodar vários restaurantes ao mesmo tempo.

O principal exemplo no nosso segmento são as empresas pioneiras nos aplicativos de entrega, e que trouxeram a possibilidade de trocarmos os panfletos de divulgação pelo smartphone, onde é possível escolher o restaurante e saber tudo sobre uma loja, consultar diferentes cardápios, fazer o pedido e pagar, tudo na palma da mão.

No entanto, existem diversas outras formas de economia compartilhada que podem ser utilizadas para aumentar as vendas e gerar negócios além dessas já conhecidas. De acordo com a diretora executiva do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Ingrid Zahler Devisate, as parcerias entre supermercados e restaurantes são muito comuns nos Estados Unidos. Embora não seja uma prática difundida no Brasil, os profissionais acreditam que encontrar esse tipo de parceria é um caminho importante para o setor.

Os food parks, por exemplo, criados para acolher os foodtrucks, são exemplos de que é possível a convivência pacífica entre restaurantes diversos, oferecendo variedades num mesmo espaço.


Comece de modo mais brando: pense se no seu bairro, próximo ao seu restaurante, talvez haja parceiros que você possa compartilhar serviços ou bens de interesse mútuo!