Como o storytelling pode te ajudar a fidelizar clientes e vender mais

Por muito tempo, criar incentivos, garantir um atendimento personalizado, melhorar os seus serviços e entender o comportamento dos consumidores eram as principais estratégias para fidelizar clientes.

Atualmente, nossos consumidores têm estado com expectativas e exigências ainda mais altas e, pensando em como ir além e proporcionar aquilo que conquista não só o paladar, mas também o coração das pessoas, diversos donos de restaurantes têm apostado na técnica do storytelling. Você sabe do que se trata? Conheça esta estratégia de marketing e saiba como ela pode te ajudar a vender mais abaixo.


Afinal, o que é storytelling? 

O termo storytelling já é bem difundido no meio da comunicação, sendo utilizado frequentemente pelos profissionais de marketing em campanhas publicitárias. Isso porque ela tem a capacidade de apresentar a história do seu negócio e dos seus pratos, e  de maneira a fazer com que seu cliente valorize seu restaurante.

Ou seja, storytelling é saber contar a história que tem por trás das suas receitas, do nome do seu restaurante e de tudo que esteja em contato com seu cliente. Uma boa história acessa emoções e desejos. O conceito do storytelling busca promover a identificação do consumidor com o seu negócio, de forma que seja estabelecida uma relação em que sensações positivas sejam destacadas, como alegria, prazer e surpresa.

 

Como faço o storytelling do meu restaurante? 

Defina a sua história 

É muito importante construir uma narrativa, de forma que a experiência do cliente no seu negócio seja traduzida não só em palavras, mas também em imagens e outros elementos, que possam se fixar no imaginário dos seus consumidores.

Nesse momento, você pode buscar apresentar as suas principais motivações para a criação do seu restaurante: quem são as pessoas por trás dele e quais são as curiosidades, e histórias mais relevantes que o envolvem. Histórias emocionantes e verdadeiras tendem a gerar uma conexão entre uma marca e seu público.


Agora conte sua história 

Depois que você já estabeleceu a sua história, é preciso transmiti-la. Para isso, você precisa utilizar de diversos meios, como vídeos, fotos, textos e experiências. Um bom começo é observar se o seu ambiente está de acordo com aquilo que você quer transparecer, podendo contar com o auxílio da decoração e da ambientação para garantir a experiência do seu cliente.

Além disso, o seu cardápio também pode ter storytelling. Descreva como seu prato foi criado, porque aqueles ingredientes foram escolhidos e, principalmente, faça com que seu nome te ajude a construir a narrativa completa.

Lembre-se de que é muito importante que seus funcionários também expressem a história e a filosofia do seu negócio, de modo a garantirem que o conceito seja compartilhado entre os clientes.

E claro, aproveite as redes sociais para compartilhar tudo isso!

Neste momento tão importante de definir seu storytelling, conte com a expertise da Cargill para inspirar a criar novas receitas para seu menu, sempre com muita criatividade e os melhores ingredientes! Em nosso site você encontra todo o portfólio de produtos e dicas de utilização.